} -->

March 07, 2015

10 tips for special event photographers


Boa noite! Como está a ser o vosso fim-de-semana? Na sexta-feira fui fotografar uma festa de aniversário de 25 anos e cheguei à conclusão que tinha de fazer este post! Não estou neste mundo da fotografia de evento há muito tempo mas, após os vários em que fotografei, tenho vindo a aprender algumas coisas comigo mesma e que gostava de partilhar com vocês, em especial com aqueles que querem começar a fazer este tipo de fotografia (ou até mesmo os que já o fazem). Carreguem no botão abaixo para ler as minhas 10 dicas de eleição (em relação ao antes, durante e depois) para quem fotografa eventos! 


1. IR BEM ALIMENTADO
Pode parecer estranho este ser o meu primeiro conselho, mas passo a explicar... Muitas vezes tem de se ir fotografar eventos de muitas horas e nem sempre nos oferecerão comida e mesmo naqueles em que sabemos que em príncipio poderemos comer, devemos estar bem alimentados pois com todo o trabalho poderá não haver tempo para fazer uma pausa para reforçar as energias.

2. ROUPA ADEQUADA
É Este é um ponto essencial. Inevitavelmente, a forma como nos apresentamos vai ser evidente. Obviamente não devemos ir de vestido (as mulheres) ou necessariamente de fato e gravada (os homens), mas devemos ir minimamente elegantes e ter cuidado com a imagem. O preto é sempre a cor mais discreta mas que, ao mesmo tempo, pode ser super elegante. Para as mulheres uma camisa/camisola preta do tecido certo, umas calças pretas e umas botas de salto alto (nada de exagerado) é o ideal. Pode sempre haver um apontamento de um acessório simples. Quanto à maquilhagem, algo simples, nude, mas que mostre preocupação com a imagem. Para os homens os tons escuros também se adequam: cinzentos, pretos, azuis escuros. As calças de ganga, por exemplo, são inapropriadas para eventos assim.

3. CHEGAR ANTES DO EVENTO
É sempre importante chegar um pouco antes do evento começar para poder analisar o espaço, perceber qual o melhor sítio para as fotografias e fazer teste de luz. Para além disto, deve-se SEMPRE ser pontual e chegar à hora combinada, para a primeira impressão ser logo positiva.

4. FOTOGRAFAR ANTES DA CHEGADA DOS CONVIDADOS 
Após toda a gente chegar a preocupação será fotografar as pessoas e não o espaço, por isso é necessário que isso se faça antes de se instalar a "confusão". Antes do evento começar devem tirar-se fotografias que registem o espaço sem a presença dos convidados.

5. FOTOGRAFAR OS DETALHES
Para além do espaço, deve-se também fotografar a comida e bebidas (se houver), os balões, as luzes... Todos os pequenos detalhes que complementam o espaço e que vão aparecendo também ao longo do evento.

6. TIRAR BASTANTES FOTOGRAFIAS
Mais vale haver a mais do que a menos. Com ou sem flash, temos de ter uma margem, uma "garantia" de que, após a selecção das fotografias, teremos uma grande quantidade de boas fotografias, pois não há dúvida que nestes eventos os clientes querem sempre muitas fotografias. 

7. REGISTAR O ESPONTÂNEO
Quando alguém contrata um fotografo para registar um evento, é porque aquele dia/momento é especial. As pessoas não querem uma mera "sessão fotográfica". Querem estar despreocupadas e ter a garantia de que o fotografo vai captar todos os momentos, mesmo aqueles que ninguém acha que ficariam fotografados. Se os convidados estão a dançar, não podemos pousar a máquina e esperar que nos venham chamar para tirar uma fotografia em que todos estejam a "pousar para a câmara".

8. DAR INDICAÇÕES
Apesar das fotografias do inesperado serem muito importantes, haverão sempre aquelas mais planeadas e em que todos estão a olhar para a câmara a dizer "CHEESE" ou a sorrir. Nesse tipo de fotografias devemos posicionar minimamente as pessoas que estão a ser fotografadas e avisar se estamos a tirar fotografia de corpo inteiro ou apenas de cara. De vez em quando até se pode mostrar a fotografia para os "mais esquisitos" dizerem se querem outra ou não, de forma a ser prestável e satisfazer toda a gente.

9. SORRIR E SER SIMPÁTICO
É a base de tudo! Temos de mostrar que estamos a gostar e sorrir. A nossa boa disposição marca sempre as pessoas positivamente. Podemos falar com o anfitrião e até mesmo com algumas pessoas da festa, sem nos intrometemos demais. Também nos devemos divertir, mas adequadamente, tendo em conta que continuamos a ser o fotógrafo e não um convidado.

10. EDITAR MUITO E RAPIDAMENTE
Quanto mais rápidos melhor. As pessoas vão ficar muito ansiosas por ver as fotografias e se formos rápidos ficarão ainda com mais vontade de nos contratar no futuro porque fomos "rápidos e eficazes". Quando publicamos as fotografias em redes sociais devemos ter sempre a preocupação de colocar marca de água, nem que seja no canto da fotografia, visto que, desta forma, se alguém partilhar a fotografia está a ser divulgado o nosso nome.

Share:

No comments

Post a Comment

© 1100Days — Lifestyle & Fashion | All rights reserved.
Blogger Template Designed by pipdig